sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Narrativa Dramática: Bernardo Santareno...nos Túneis da Liberdade


O Veto Teatro Oficina apresenta "Bernardo Santareno...nos Túneis da Liberdade", narrativa dramática em 2 actos, da autoria de Fernanda Narciso e José Ramos, e com leves alterações, textos dramáticos e epistolografia de Bernardo Santareno.

Revelando-nos a vida do escritor, amante da bondade do ser humano e da liberdade, o espectáculo, estrutura-se num texto construído a partir de testemunos de familiares e amigos, suporte em correspondência pessoal e onde os textos dramáticos do autor estão bem presentes.

Pretende-se retractar o início do amor do escritor pelo teatro, ainda na fase de amador, a sua intensa actividade cristã até à formatura em medicina, em Coimbra; as suas apaixonadas, de quem se ouvia: "um amante puro e delicado"; o desencanto com uma certa Igreja; a actividade como o maior dramaturgo português contemporâneo; o envolvimento político e de oposição ao Estado Novo que motivaram perseguição, ostracismo e censura; a verticalidade do homem até ao seu fim que, apesar das permanentes dificuldades materiais, encontra arauto na personagem do Padre Martinho: "Sou novo. Sinto-me livre. estou preparado para a luta".

Curiosamente, na sua encenação de "A Promessa", entrou uma grande actriz recentemente desaparecida que se estreou no nosso Teatro Taborda: Alda Rodrigues.
Daí que nesta produção, homenageando Bernardo Santareno, O Veto Teatro Oficina e o Circulo Cultural Scalabitano, assinalam simultaneamente um dos seus maiores nomes de todos os tempos, o desta grande actriz portuguesa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma peça original e muito interessante que promete revelar o homem - António Martinho do Rosário por detrás do dramaturgo - Bernardo Santareno (pseudónimo literário). Um espectáculo revelador da sensibilidade e peculiaridade paradigmática do universo do dramaturgo... o pano vai subir, escolha o seu lugar... esperamos por si.

Anónimo disse...

1 Espectáculo que estamos ansiosos por fazer e por ver .
Parabéns pelo blog, espero que este acompanhe a partir de agora as actividades do nosso Veto.